O que é isso?
Abcesso Ano-rectal, também conhecido como Abcesso Perianal ou Abcesso Anal, é a formação de uma cavidade cheia de pus que aparece na área em redor do ânus.
Pode causar muita dor, e pode resultar em hemorragia ou descarga de corrimento amarelado.
Este abcesso forma-se normalmente quando há uma infecção na zona do ânus, causada por bactérias, que formam uma infecção muito forte com acumulação de pus.
Sintomas
O principal sintoma do abcesso ano-rectal é a dor na zona do ânus e do períneo, especialmente ao sentar-se ou defecar. Contudo, à medida que esta lesão se agrava, esta dor pode estender-se a outros tempos.
Quando o abcesso está localizado numa área mais externa, pode ser observado um caroço avermelhado e quente perto do ânus, causando muita dor.
Para um diagnóstico correcto é necessário consultar um colo proctologista.
Causas
As infecções bacterianas na pele da zona do ânus, geralmente causadas pela obstrução das glândulas que produzem o muco da região, são as principais causas de abcesso ano-rectal.
Existem algumas condições que facilitam a formação do abcesso, tais como:
– Fissura anal;
– Linfadenite supurativa;
– Doença inflamatória intestinal;
– Infecções do recto
– Cancro ano-rectal;
– Baixa imunidade;
– Cirurgia recente na região, tal como hemorroidectomia, episiotomia, ou prostatectomia.
Tratamento
O principal tratamento para os abcessos anais é a drenagem, que pode ser realizada por um cirurgião geral. Este procedimento, no entanto, deve ser feito bastante rapidamente para reduzir o risco de uma infecção generalizada.
Em alguns casos, a cirurgia para drenagem do abscesso pode ser feita sob anestesia local, ou outras mais potentes, de acordo com o tamanho e localização.
Em conjunto, os antibióticos podem ser indicados para tratar as áreas inflamadas.