O que é uma fissura anal?
Uma fissura anal é um pequeno corte, ou ferida, que aparece à entrada do ânus, que causam dor e desconforto, bem como hemorragia e queimadura durante os movimentos intestinais.
A causa mais comum para este tipo de fissura é a passagem de fezes muito duras e secas, que acabam por dilatar o esfíncter, causando a lesão. Mas existem outros problemas que podem levar ao desenvolvimento da ferida, tais como obstipação, diarreia intensa, sexo anal, herpes genital ou mesmo hemorróidas.
Sintomas
Os sintomas mais comuns de Fissura Anal são:
– Dor na região da entrada do ânus;
– Presença de sangue no papel higiénico;
– Presença de sangue nas fezes
– Queimaduras na área, especialmente quando defecam ou urinam;
– Comichão no ânus.
Também pode ser difícil evacuar, devido à dor e espasmos que ocorrem no esfíncter anal.
Tratamento
O primeiro passo no tratamento da fissura anal é o cuidado com a higiene, uma vez que esta é fundamental para o aparecimento de infecções. Portanto, é importante lavar bem a área após defecar ou mesmo urinar, apenas com água e um pouco de sabão – quando tal não for possível, não recomenda-se o uso de papel higiénico. Evite toalhetes húmidos, pois contêm substâncias que podem irritar a área.
O uso de pomadas cicatrizantes é outra das soluções adoptadas. Além de ajudar na recuperação, também contribuem aliviando a dor e o desconforto.
Em casos mais graves e recorrentes, é ainda possível recorrer a tratamentos com toxina botulínica, Botox, ou mesmo procedimentos cirúrgicos para reduzir o tom do esfíncter anal e melhorar os sintomas e a ocorrência de novas fissuras.