O que é?
A vesícula biliar é o orgão responsável pelo armazenamento da bilis, que serve para ajudar na digestão de gorduras.
As pedras ou cálculos da vesícula podem surgir ao longo da vida, sendo as mulheres mais acometidas que os homens. Existem fatores de risco associado ao surgimento das pedras, como obesidade, idade acima dos 40 anos, doenças hematológicas, entre outros.
As pedras podem causar dor no abdome , principalmente relacionado com a ingesta de determinados alimentos. Mas o grande problema da existência dos cálculos são as complicações graves que eles podem gerar, como infeção da vesícula (colecicitite aguda), infeção da via biliar (colangite) e inflamação do pâncreas (pancreatite aguda).
Tratamento
A cirurgia para tratar este problema é chamada de colecistectomia, o que significa retirar a vesícula. Usualmente é feita por técnica minimamente invasiva, por laparoscopia, o que significa furos na barriga e retirada da vesícula pelo umbigo. Desta forma temos rápida recuperação e mínima dor no pós-operatório.
A vesícula biliar não é um órgão vital para o ser humano, sua retirada é bem tolerada o que não causa limitação alguma na vida das pessoas que passam por esse procedimento.